Acadêmico

Após a Graduação posso continuar a carreira acadêmica na UCSAL?

A UCSAL é uma Universidade completa. Após concluir a sua Graduação, você ainda poderá desfrutar do saber científico na Universidade, ingressando nos cursos de Pós-Graduação, Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Conheça a Pós UCSAL!

Colei grau, como ficam os documentos de conclusão?

Os documentos de certificado e histórico de conclusão de curso serão assinados virtualmente, via assinatura digital, e serão disponibilizados para os egressos na pasta Virtual – Conclusão. O prazo desta documentação são 30 dias a partir da colação de grau realizada.

Como faço para solicitar meu diploma?

Após a colação de grau, você poderá solicitar o seu diploma via Central de Relacionamento com o Aluno (CRA). O prazo para confecção são 90 a 120 dias. Apresente os documentos abaixo para acelerar o seu pedido:

  1. RG;
  2. Certidão de Nascimento/Casamento (no caso de alteração de nome);
  3. Comprovante de Residência (caso de atualização de endereço);
  4. Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Como faço para solicitar o Trancamento de Matrícula?

Você poderá solicitar o Trancamento da Matrícula pelo Portal do Aluno, respeitando o prazo previsto no Calendário Acadêmico. 

O Trancamento de Matrícula só é permitido para alunos veteranos.

Como funcionam as disciplinas EAD da UCSAL?

As disciplinas semipresenciais ficam disponíveis na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para acessar, basta entrar em nosso site ucsal.br, clicar em ‘Acesso ao AVA’ e inserir o login (matrícula) e a senha (a mesma utilizada no portal do aluno). É preciso ficar atento aos prazos das atividades e ao período de marcação da avaliação presencial. Os prazos são postados pelos professores no Fórum. Caso tenha alguma dúvida, você pode buscar orientação pelo chat ou fazer contato via e-mail: contatocead@ucsal.br.

Como solicito o meu Trancamento de Disciplinas?

Uma vez estando matriculado no semestre, você poderá solicitar o Trancamento de Disciplinas pelo Portal do Aluno, respeitando o número mínimo de 04 (quatro) disciplinas e o prazo previsto no Calendário Acadêmico. 

O Trancamento de Disciplinas só é permitido para alunos veteranos.

Concluí minhas disciplinas, atividades complementares e estou regular com o ENADE. Preciso colar grau, qual o procedimento?

A colação é um ato formal e obrigatório para todos os formandos. Para solicitar a colação de grau, você deverá acessar o seu portal e solicitá-la virtualmente. Aguarde contato da SGC que enviará orientações de como proceder no dia agendado e o link da videoconferência para participação no dia da solenidade.

O que a Biblioteca me oferece?

A Biblioteca interativa, além dos chromebooks, disponibiliza fones de ouvido que podem ser utilizados in loco e um acervo físico e virtual com mais de 300 mil exemplares. Temos também a Biblioteca Virtual, que fica disponível na aba “Minha Biblioteca” no Portal do Aluno, onde você poderá ter acesso aos livros digitais.

Posso recorrer ao Plenus para quais tipos de necessidades?

O Plenus CEAC (Centro de Atenção à Comunidade UCSAL) é um setor voltado para várias dimensões da vida universitária, agregando ações e políticas de inclusão para pessoas com deficiência, gestão de bolsas UCSAL/ProUni e desenvolvimento de competências acadêmicas, além de atendimento psicopedagógico aberto a qualquer aluno da Instituição.

E-mail do setor: plenus@ucsal.br

Preciso da assinatura do meu Termo de Contrato de Estágio. O que fazer?

Você deverá acessar o Portal do Aluno e solicitar a assinatura através da Abertura de Requirimento” Assinatura de Termo de Contrato de Estágio – Graduação Presencial”.

Será necessário anexar o documento já assinado por você.

Preciso do Diploma, como faço para retirar?

O(a) egresso(a) poderá manter contato com a Central de Atendimento, solicitando a retirada do Diploma, através dos canais abaixo:

E-mail: centraldeatendimento@ucsal.br

Telefone: 3203-8800

Importante:

  1. Caso a retirada seja feita por terceiros, só será permitida mediante procuração registrada em Cartório com fins específicos para a retirada do documento na Universidade;
  2. Procuração simples apenas para pai ou mãe;
  3. Os diplomas estão sendo emitidos com um prazo de até 120 (cento e vinte) dias;
  4. O diploma deverá ser assinado em caneta preta;
  5. O documento não poderá ser plastificado.

Quero solicitar Recorreção de Avaliação, como procedo?

A recorreção de uma avaliação se dá quando o aluno identifica em sua avaliação que uma questão não foi corrigida ou foi corrigida indevidamente.

Esse procedimento deve ser realizado, via portal do aluno, em até 48 horas após o recebimento da avaliação pelo aluno.

O aluno deverá apontar (anexando a avaliação no requerimento, qual questão ou questões o professor necessitará recorrigir e justificar o motivo, caso não haja justificativa, o seu pedido será indeferido.

 

Solicitei no meu portal documento acadêmico (histórico e comprovante de matrícula) e recebi um link no meu e-mail para baixá-los. Como funciona?

Os seus documentos foram assinados digitalmente e foram enviados ao seu e-mail institucional através de um link. Este link tem um prazo ativo de 24 horas e após esse prazo ele expira, portanto fique atento à sua solicitação. Os documentos ficarão disponíveis também na sua Pasta de Aluno, que você pode acessar pelo Portal do Aluno.

A assinatura digital é válida em todo o território nacional. Não imprima os documentos, ele só são válidos virtualmente, uma vez impressos, perdem a validade.

Sou formando e só devo horas de Atividade Complementar, como faço para solicitar?

Caso esteja matriculado no semestre vigente, restando apenas apresentar as Atividades Complementares, poderá abrir um requerimento no Portal do Aluno, anexando os Certificados. Este requerimento será analisado pelo Coordenador do seu Curso. 

Caso não esteja ativo, o aluno poderá solicitar o reingresso no Portal do Aluno ou manter contato com a Central de Atendimento, através dos canais abaixo:

E-mail: centraldeatendimento@ucsal.br

Telefone: 71-3203-8800